sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SET DE FILMAGENS DO FILME A NOITE DA PISADEIRA

O Nosso trabalho começa antes do set de filmagem. 

O primeiro passo é a leitura cuidadosa do roteiro. Nessa etapa, anotamos  todos os sons que “ouve” na história a ser contada.
Por meio do texto, imaginamos a característica sonora de cada ambiente por onde vão passar os personagens. Procuramos responder a perguntas como “de que maneira ouviremos esta sala?”, “que sons fazem parte desse tipo de ambiente?”, “o clima dessa cena pede sons mais graves ou mais agudos?”. Solucionar questões como essas é fundamental para que o técnico de som tenha uma ideia clara da personalidade sonora dos locais que vão ambientar a história.

O próximo passo é uma conversa entre diretores. É a vez do realizador explicar para o técnico de som como ele “ouve” o filme. A construção dos personagens, dos ambientes e da atmosfera do filme por meio do som é posta em questão. Nós damos nossa contribuição criativa, apresentando nossas ideias, referências e opiniões. A troca de informações com os outros membros da equipe, especialmente com o fotógrafo e com o diretor de arte, também faz parte dessa etapa do trabalho.

A visita às locações onde serão realizadas as filmagens é muito importante para nós . Esse é o momento em que as condições do local são observadas – ou melhor, escutadas. A partir dessa visita,  podemos planejar nosso trabalho com mais segurança. Se a ideia é realizar as filmagens numa casa à beira de uma avenida muito movimentada, por exemplo, e o ruído dos automóveis não puder integrar a sonoridade do filme.

Depois de passar para a produção uma lista de equipamentos necessários e de acompanhar alguns ensaios com os atores , é chegado o momento de  colocarmos em prática tudo o que planejamos: é hora de filmar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário